26 dezembro 2011

Alimentos detergentes?

Cuidar da saúde nunca sai da moda né? Por isso que hoje eu resolvi falar de uma coisa bem legal que eu adorei descobrir há alguns anos atrás, são os alimentos detergentes. Alimentos que agem como detergentes auxiliando na limpeza bucal, por serem de consistência firme, possuírem pouco teor de açúcar e muitas fibras que são  mais difíceis de deteriorar durante a mastigação.
O atrito dos dentes com o alimento, ajuda a remover de modo superficial, resíduos e bactérias. Como esses alimentos são ricos em fibras, proporcionam um aumento da produção de saliva e elevam o pH da boca,  que reduz a acidez.
É importante dizer que esses alimentos não substituem o uso da escova de dente, do fio dental ou do anticéptico bucal, somente auxiliam na higienização da boca. Lembro que quando a dentista me falou desses alimentos, eu falei: oba, não precisa escovar os dentes! Nem precisa dizer que levei um puxão de orelha né, rsrsrs.
Vamos à lista de alguns alimentos detergentes: maçã, cenoura, pera, pepino, nozes, castanha, melancia e chicletes sem adição de açúcar.


Só coisa saudável e que não engorda, um incentivo à melhorar a alimentação, cuidar dos dentes e manter o peso, isso é um recadinho para a pessoa que vos escreve.

Bjo.