09 novembro 2010

Os cabelos falam por nós

Criada da década de 30 pelo francês Fernand Aubry, a técnica do visagismo ajuda a promover uma imagem harmônica baseada em características e qualidades do indivíduo. “A sua aparência define uma identidade”, explica Philip Hallawell, autor do livro “Visagismo Harmonia e Estética” (Editora SENAC). Os salões de beleza estão adotando essa técnica para identificar o estilo da cliente e orientar melhor o trabalho para harmonzar o visual, o cabelo diz muito sobre a personalidade, vamos ver então o que cada tipo de cabelo quer dizer:

Cabelo cacheado: Transmite uma mensagem de sensualidade. Ideal para mulheres que querem conquistar e chamar a atenção.


Cabelo liso: Demonstra controle, porém com seriedade. Ideal para pessoas com profissões mais rígidas, como advocacia ou cargos na área financeira.


Cabelo curto: Pessoas com personalidade forte e destemidas. Geralmente passam uma imagem de força.

Cabelo longo: Transmite a ideia de liberdade descompromissada, seja ela emocional, financeira, religiosa, entre outros.

Fio reto: A simetria dos fios indica que a pessoa é controlada, leva qualquer situação da melhor forma.

Cabelo desconectado: Com pontas para fora transmite alegria e dinamismo. É uma boa opção para quem trabalha com público.

Franja lateral: Direciona e suaviza a imagem de forma moderna. Quando se mostra parte da testa uma imagem de respeito é transmitida, porém de forma leve.

Franjinha para frente: Suaviza a imagem, mas remete a conceitos mais adolescentes. É uma boa opção para quem trabalha com crianças.

Testa a mostra: O visual impõe respeito. É bom para pessoas que precisam liderar – principalmente mulheres que trabalham diretamente com homens.


Topete: Passa a imagem de autoridade, força e determinação.


 E aí, o cabelo de vocês está transmitindo a realidade? Tô achado que o meu precisa ser definido.

Bjo