25 julho 2012

E quando a moda passa?

Quem nunca se perguntou ao comprar uma peça de roupa: e quando a moda passar faz o que?
Comprar algo só porque está na moda, mas qual é o objetivo de ter que estar na moda?  

Moda é algo profundo, pois mexe direto com auto estima e desejo, coisas tão intimas de nosso ser. Tenho me perguntado pra que eu quero me vestir na moda, qual o real sentido de ter que adquirir coisas que nem sempre tem a minha cara? Ter um blog justifica ter que ser um "cabide de moda"? O blog só é bem visto e tido como bom, se eu postar mil looks por semana com todas as tendências do momento, acho graça que falam de tendência, mas se algo está sendo usado, já deixou de ser tendência, os equívocos começam dái. 

O estilo é muito mais do que a moda, o estilo é algo só seu, independe do que está na moda ou não, é claro que se algo está na moda e faz seu estilo, você vai adquirir e usar, a diferença é que você continuará usando até depois que a moda passar. Um exemplo disso é o sneaker, falei no twitter (me segue @liugosta) que queria muito um, uma amiga disse que achava feio e que essa moda ia passar, com certeza vai passar, mas pra mim que gosto de conforto, qual o problema de continuar usando mesmo que a moda passe? Ser chamada de cafona? Somos chamadas de tantas coisas sendo blogueiras, não sei se cafona seria uma ofensa, nesse caso acho que não, pois eu estaria afirmando meu estilo, afirmando que sou muito além da moda, que tenho valor e acima de tudo que tenho opinião. 

Nossa roupa fala por nós, é uma forma de linguagem, passa uma imagem, e cuidar da imagem é importante, mas não quero aceitar a crueldade que as pessoas impõem, (sim, porque não é moda que impõe e sim quem a usa), principalmente por falar de moda aqui. Não quero aceitar que eu tenha que ser um cabide da moda  pra meus leitores gostarem de mim, de ter que ser quem eu não sou. Porque é isso que tenho visto, tenho visto blogs muito bons de pessoas ótimas, acabarem, porque o que as pessoas querem ver gente fantasiada de tendências. 

Queria ver pessoas verdadeiras, acho que blog é isso, mas como se tornou um meio de ganhar dinheiro, onde entra o dinheiro, sai o amor, o respeito e tudo o mais ligado a eles. Eu não gosto de ficar escrevendo essas coisas, parece mimimi, mas é o que eu acho. Queria ver blogs com gente que tenha estilo próprio, que não se preocupem em estar o tempo todo fantasiado de moda.

Deixei de entrar em alguns blogs, porque me sentia mal, eles falam como se eu não tivesse aquela peça de roupa, eu fosse pior, é como se eu tivesse que ter o "must have" do momento para ser alguma coisa, e olha o nome: must have = tem que ter, é obrigado a ter pra existir, pra ser alguém. A moda é uma maravilha se vivida com equilíbrio, porque ela é só uma parte da nossa vida e não o todo.

Falar de moda é ótimo, mas não como se para sobreviver dependêssemos de estar na moda. Saber o que rola no mundo da moda é ótimo, mas sem pressão de ter que ser a moda em pessoa, sem esquecer seu gosto próprio, seu estilo próprio. Resolvi desencanar e aceitar o meu estilo, então posso responder a pergunta: se a moda passar? Terá uma resposta certa: meu estilo não passa.

Não estou renegando a moda, continuo desejando muitas coisas que são moda, adoro moda, só não quero aceitar ser vítima das pessoas que a tem como ditadura. 

Bjo