13 setembro 2011

A polêmica dos brindes

Blogueira adora brinde! É isso que tenho visto no Twitter (@liugosta) e no meio bloguístico, as pessoas e empresas comentando que blogueiras adoram brindes. Fiquei pensando sobre isso e minha opinião como sempre, não vai agradar a muita gente, como sou blogueira e gosto de dar minha opinião sobre alguns assuntos, lá vai!
As empresas perceberam que os blogs são uma ferramenta maravilhosa de publicidade barata, elas querem sim, fazer propaganda num meio de comunicação que vai diretamente falar com consumidores de seus produtos (quem gosta de blog, consome de verdade), mas querem pagar pouco ou nada. A partir daí surgiu a política do brinde, a empresa manda seu produto, a blogueira testa e faz resenha sobre o mesmo, que por sua vez está sendo visto e provavelmente consumido.
Isso não é brinde, é uma troca e muito barata por sinal, o retorno para a empresa é muito maior do que para a blogueira. As empresas não querem pagar pela propaganda e as blogueiras se satisfazem com os produtos que ganham, porque sabem que não serão pagas mesmo.  As lojas, fazem festinhas e convidam blogueiras para divulga-las, mas o que a blogueira recebe? Um cupcake e prosecco, isso paga pela propaganda que fazemos? Um chaveiro, uma agenda, isso não paga propaganda. Empresas: vão oferecer agenda e chaveiro pra uma revista fazer sua propaganda.
Quem está certo? Não sei, acho que rotular as blogueiras como meninas loucas por brindes não é certo, assim como não é certo não querer pagar pelas propagandas eficazes que os blogs fazem. Acho também que a classe das blogueiras deveriam se unir e não criticar umas as outras, porque quem critica quem gosta de brinde, é justamente quem recebe mais brindes e que fica super feliz quando chega uma caixinha levada pelo "tio carteiro", quem fala mal de blogueira que gosta de brinde, está se criticando, ou então, quando o "tio carteiro" chegar com a adorada caixinha, devolva, diga não. Quem não gosta de ganhar brinde?" Todasgosta", então não vamos crucificar quem gosta e assume. Receber brindes em casa é muito legal sim, quem não se sente prestigiada e um pouco importante ao receber produtinhos em casa? Toda blogueira gosta.
A questão é que não devemos nos vender por causa de brindes, as empresas tem que aprender a valorizar o trabalho da blogueira, e só as blogueiras podem fazer isso, não criticando, mas ajudando umas as outras. Acho que tem espaço para todas, cada blogueira com sua proposta, não somos concorrentes, fazemos parte de uma rede, portanto acredito na amizade e acredito que quanto mais unidas formos, melhor. 
Os blogs não são propriedade de quem começou há anos atrás, ficar de birra com quem começou agora é bobagem, melhor fazer novas amizades do que novas desavenças. Gastar energia e tempo criticando não vai levar ninguém a nada e só vai degradar a classe das blogueiras.
Tenho visto tantas críticas que não levam a nada, sei que sou um tanto romântica com a vida, mas não custa nada cultivar amizades e coisas saudáveis.
Essa é minha opinião: empresas, deixem de ser espertinhas e paguem pelo trabalho das blogueiras; blogueiras, deem valor ao seu trabalho e ajudem-se. O espaço aqui está aberto para quem quiser deixar suas opiniões e não ofensas.

Bjo