22 agosto 2011

Agora eu quero falar

Eu não costumo falar sobre assuntos que todo mundo fala, acho que cansa ver uma chuva de blogs falando da mesma coisa, mas dessa vez me deu vontade de falar. O episódio da Zara essa semana rendeu, vou falar aqui no MEU blog o que acho de tudo isso, acho que posso chocar algumas pessoas, não sei, mas vou falar.
A notícia foi que a Zara, loja queridinha que pra mim não passa de uma C&A da Europa, utiliza trabalho escravo na produção de suas roupas. Roupas essas que são avidamente disputadas por meninas desesperadas para mostrar seu status, não sei de quê na verdade.
Eu não curto a Zara, nunca consegui comprar nada lá, porque toda vez que entrei na loja, não conseguia enxergar a 8ª maravilha que todas enxergam, só encontro roupas que na minha opinião não valem o quanto custam. Nunca entendi o motivo de tanto frenezi pela Zara, tem roupas bonitas, mas que sinceramente, não valem o preço. Acreditem se quizerem, mas encontrei um vestido jeans tomara que caia na Zara por um valor que não lembro e dei de cara com O MESMO vestido a C&A, muito mais barato, levei uma amiga que adora a Zara pra ver que o vestido era o mesmo, sem tirar nem pôr, minha amiga ficou meio sem graça, sem acreditar no que via e ainda tentou me mostrar algum detalhe que o diferenciasse, mas era ilusão de ótica dela..
Se vestir Zara dá status, o meu status é zero, e até já fui olhada com certo desprezo quando falei e falo claramente que não vejo nada demais nessa loja.
Sobre o escândalo e consternação que abalou tanta gente ao saber que a Zara utiliza trabalho escravo, eu sinceramente acho que é pura hipocrisia. Fazer boicote à Zara porque está solidarizado com os escravos do trabalho é lindo, mas e quanto aos escravos do nada? Ninguém nem lembra que tem gente que é escravo da fome, do frio e de condições sub-humanas, a gente passa pelas ruas, na frente dessas pessoas e não fica consternado. Acho que na verdade as pessoas estão horrorizadas é com o preço que a Zara cobra, que não é justo, e não com as condições de quem está lá trabalhando, acho que o choque foi em saber que as roupas são feitas como qualquer outra lojinha sem glamour. E agora, estou vestindo um pano que não foi costurado por ninguém especial, que não está impregnado de glamour!
Sei que posso estar sendo exagerada, mas também achei uma exagero a reação das pessoas ao ficarem escandalizadas com uma coisa que todo mundo já sabe que existe e que não é só a adorada Zara que adota. Lojas de griffe são uma farsa, é um mundo encantado pra agradar que tem pra gastar, os funcionário não são bem tratados e são obrigados a aturar gente podre que se acha melhor porque tem algum dinheiro.
Essa gente está preocupada com a pobre costureira que está lá atrás da máquina por horas a fio? Como? Se em casa trata a empregada como escrava também? Sem respeito. Com certeza, essa gente está preocupada em estar bem vestida, se encontrar com as amigas e mostrar que ela é a melhor. Não quero generalizar, mas tá cheio de pessoas desse tipo sim, e essas são as que mais se mostraram indignadas com a situação, mas que depois de uma semaninha vai tá lá batendo ponto na Zara, atrás da coleção nova.
Não sou a favor do trabalho escravo, mas também não sou a favor de gente hipócrita que quer parecer politicamente correta, mas que não sabem nem o que é trabalho. O mundo é capitalista e é assim que as coisas funcionam, nada mais me surpreende quando se trata de empresas, o que me surpreende AINDA é  a hipocrisia das pessoas.

Bjo.