03 junho 2011

Cuidando bem das unhas



Eu estou amando cuidar das minhas unhas, depois que decidi parar de tirar as cutículas e vi que o resultado é maravilhoso, não canso de indicar e ensinar o que fazer pra quem quer também parar. A revista Criativa fez uma entrevista com Jennifer Wiles, diretora da Escola Internacional de Manicures da Mavala, olha só:



Como devemos cuidar das unhas para que elas se mantenham saudáveis? 

JENNIFER WILES - É preciso adotar cuidados básicos como usar creme para as mãos todos os dias e aplicar removedor de cutículas em vez de cortá-las. 



Tirar a cutícula é prejudicial? 

JENNIFER WILES - A cutícula não é apenas mais uma camada sem importância, mas um tecido vivo. Ela tem a função fundamental de proteger as unhas de bactérias, vírus e fungos que estão no ar. Em casos extremos, tirar a cutícula pode afetar a raiz das unhas e causar sua perda. Cortar a cutícula se tornou coisa do passado, pois, hoje, há outros tratamentos possíveis. Além disso, a partir do momento em que você corta, suas cutículas crescem com mais força e ficam maiores.



O que se deve fazer em vez de cortar as cutículas?

JENNIFER WILES - É preciso usar um creme hidratante específico para as cutículas todos os dias e, uma vez por semana, passar um removedor com hidróxido de potássio, que retira apenas a parte morta das cutículas e mantém a parte viva protegida. 



 O que se deve fazer para tratar unhas enfraquecidas? 

JENNIFER WILES - Você deve usar creme para as cutículas, esfoliante para as mãos e hidratante todos os dias. Produtos para endurecer as unhas devem ser usados uma vez por semana.



O uso excessivo de esmalte pode prejudicar a unha? 

JENNIFER WILES - Não, isso é um mito! A base da unha está viva e é a única parte que precisa respirar, mas para essa “respiração” não é preciso deixar as unhas limpas. Quando a unha está selada apenas pelo esmalte, os líquidos liberados pela sua base não conseguem evaporar e isso leva à proliferação de fungos. Mas, se você usa a base antes de qualquer esmalte e um finalizador (top coat) por cima, a unha não fica selada e consegue eliminar seus líquidos normalmente. Dessa forma, você pode usar esmaltes o ano todo, sem interrupção.


Espero que vocês tenham gostado e aprendido tudinho pra ficar com as unhas lindas e saudáveis.


Bjo.